01

Por Nicole Colombo Arquitetura.

“Um espaço que estimula o convívio, concebido para quem gosta de receber”. Essa foi a proposta adotada pelos arquitetos Leandro Cardoso e Nicole Colombo para o ambiente Living Bar, produzido para a 4ª Mostra de Decoração Fretta.

Neste projeto, que é dividido em dois ambientes, sendo um deles a sala de estar e o outro a sala de jantar, o principal objetivo era proporcionar uma sensação de aconchego aos usuários, sem deixar de lado a sofisticação do ambiente. Para que esse conceito se concretizasse, foi tirado partido de alguns artifícios decorativos. Dentre esses artifícios, podemos citar: a utilização de mobiliários super confortáveis, com toques amadeirados, e o emprego de cores neutras em sua totalidade.

Uma das técnicas mais comuns para mudar o visual de um ambiente, é trabalhar com a pintura das paredes. Essa é uma ótima forma de repaginar um espaço, sem ter que investir muito, ou fazer uma reforma extensa. Partindo desse princípio, o primeiro passo para iniciarmos nossa proposta foi a pintura das paredes que antes recebiam uma cor azul muito expressiva. Utilizamos a tinta acrílica com acabamento fosco na cor galho seco na área de estar, e a tinta acrílica com acabamento fosco na cor cajuzinho na área de jantar, ambas Suvinil, fornecidas pelos nossos parceiros da Arco-Íris Tintas. A escolha da tinta da linha Suvinil fosco completo se deu pelo fato de o produto ter uma alta cobertura, reduzindo a quantidade de demãos necessárias, gerando assim uma maior economia, e pelo acabamento fosco, que camufla as imperfeições existentes, deixando as paredes perfeitamente lisas.

A escolha dessa paleta, se deu pelo fato de não seguir nenhum modismo, tornando o ambiente atemporal, e também pela versatilidade de compor com objetos decorativos.  

O uso desses objetos decorativos mais expressivos e a vegetação em abundância, que foi trazida como uma forma de incorporar a natureza ao espaço, trazem vida ao ambiente. Além disso, investimos fortemente na iluminação do espaço, pontuando locais que mereciam destaque e deixando zonas com iluminação indireta, reforçando o aconchego do Living Bar.

Apesar de trabalharmos cada canto do ambiente, temos um ponto chave no projeto, que fica por conta do painel formado por blocos de concreto reutilizáveis, que juntos, criam um espaço de adega muito singular. Esse painel além de armazenar as bebidas, possui função decorativa e trouxe ao ambiente o conceito de sustentabilidade, quesito muito importante à ser trabalhado nos dias atuais.

Com esse projeto, fica claro que um ambiente com uma paleta de cores neutras não precisa ser sem graça. Devemos tomar partido de elementos decorativos com o intuito de dar destaque ao local, tais como: almofadas, tapetes, quadros, luminárias, vegetações, madeiras, mix de texturas e estampas… Enfim, muitos são os artifícios disponíveis para trazer vida aos ambientes. Se jogue, e não esqueça de contratar um profissional para te auxiliar nesse processo de repaginação e/ou realização de um sonho.

10

0