1

Por Tatiany Frohlich (Módulo 22 Arquitetura).

 

São 25 metros quadrados. O dormitório para servir de sala de estar também; a cozinha para atender duas pessoas; o escritório atenderia as necessidades do estudante; além da sala de jantar, área de serviço, banheiro e varanda. Ufa! Esse é o Loft 257.

Quando fomos solicitados para realizar esse trabalho sabíamos que seria um desafio, reforçado pelo relato do próprio cliente:

“Quando eu vi, quando eu tive o primeiro contato com o apartamento, eu levei um susto, eu fiquei um pouco apavorado.”

O espaço era realmente muito pequeno, mas utilizando alguns artifícios conseguimos dar maior amplitude para o local.

Um desses artifícios foi a pintura. Quando se trata de espaços compactos a pintura pode ser uma boa aliada, sendo possível alterar as sensações do ambiente. Segue o exemplo nas figuras abaixo:

Fonte: Retirado de Arqnaweb, produzido pelo arquiteto Marco Antônio.

01 – As paredes e o teto em cores claras é uma estratégia muito utilizada pelas construtoras; tons claros proporcionam a sensação de amplitude.

02- Uma boa forma de alargar corredores estreitos é utilizar cores claras nas paredes laterais e tons mais escuros na parede do fundo e no teto.

03 – Quando uma parede contrasta com as demais faces, conseguimos dar maior visibilidade a algum elemento especial que esteja nessa parede, como um quadro ou qualquer atividade desenvolvida nesse espaço.

Vale ressaltar que o auxílio de um profissional da área é de extrema importância, principalmente quando o espaço é compacto. Uma boa orientação poderá deixar seu espaço mais amplo, funcional e aconchegante.

0